Setor Privado – Primeira Mesa de Negociação da CCT 2024/2025 Ocorre em 22 de Agosto

No dia 22 de agosto de 2024, foi realizada a primeira mesa de negociação entre SINDPD/SC e os sindicatos patronais SEINFLO e SEPROSC, com o objetivo de discutir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025. A reunião marcou o início das tratativas formais, com a apresentação da contraproposta patronal à pauta de reivindicações dos trabalhadores, que havia sido aprovada em assembleia no dia 10 de julho e entregue aos sindicatos patronais em 15 de julho.

A contraproposta patronal incluiu o reajuste inflacionário dos salários, pisos salariais, vale-alimentação, vale-refeição e demais cláusulas econômicas com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período. Além disso, os empregadores sugeriram uma nova cláusula para facilitar a gestão das férias coletivas, permitindo sua concessão mesmo para empregados sem período aquisitivo completo, com compensação futura. Os demais pedidos dos trabalhadores foram rejeitados.

Em resposta, o SINDPD/SC ponderou que, já que as empresas buscam atender suas necessidades, seria razoável que algum dos pontos historicamente reivindicados pelos trabalhadores também fossem considerados, como a redução da jornada de trabalho, auxílio-creche, ampliação da licença-maternidade e paternidade, ou auxílio home-office.

Os representantes dos sindicatos patronais informaram que discutirão as demandas internamente e submeterão as propostas à apreciação das assembleias patronais. Um calendário de reuniões será apresentado ao SINDPD/SC até o início da próxima semana, conforme acordado.

O SINDPD/SC continua firme na defesa dos interesses da categoria, buscando um acordo que atenda às necessidades dos trabalhadores.