SERPRO: A PPLR de 2012 sumiu. Vamos organizar ações de mobilização em 14 de maio!
É de conhecimento dos trabalhadores, em nível nacional, a notícia divulgada pelo presidente Mazoni no final do ano passado de que o Serpro fecharia seu balanço com lucro em 2012.
Mas a empresa informou oficialmente que não vai pagar nada de PPLR de 2012. A OLT/BH e outras OLTs solicitaram para a empresa um posicionamento sobre o pagamento da PPLR; outros colegas também solicitaram informação para a ouvidoria do Serpro. E agora a direção da empresa se manifestou oficialmente por meio da minuta para 2013. Vejam o trecho da página 3 da minuta do PPLR 2013, enviada para todos os trabalhadores do Serpro:
“Em 2012, o Programa de Participação nos Resultados (PPR-2012) proposto, com foco nos resultados e pagamento diferenciado, não foi aprovado por todas as instâncias conforme requeridas pela legislação específica vigente, tendo sido rejeitado pela maioria das assembleias dos empregados, conforme comunicação feita ao SERPRO pela representação sindical. Além disto, as negociações entre as partes, durante o exercício, não resultaram em consenso sobre alguma nova proposta.”
A Fenadados, em nenhum momento, e muito menos a empresa, divulgaram no decorrer de 2012 de que haviam encerrado tratativas e que não houve acordo sobre o programa da PPLR ou PPR. É bom lembrar que apesar das tentativas desde 2010, os sindicatos que constroem a FNI não estão sendo convidados a participar das discussões da PPLR.
OLTs e sindicatos que constroem a FNI propõem que comecemos a nos mobilizar!
Estamos diante de mais uma traição da autoproclamada representação nacional dos trabalhadores, a Fenadados. No ano passado, o Serpro divulgou um novo formato de programa, mas com o nome de PPR, e a federação encenou um princípio de debate, mas logo esqueceu o tema, pois um dos debatedores, o Sr Guedes, estava negociando sua ida para a presidência do Serpros. Agora se fazem de desentendidos e silenciam.
O Sindppd/RS, Sindpd/SC, Sindtic/SE e diretores do Sindados/BA, juntamente com as OLTs que constroem a FNI, vêm desde 2010 solicitando ao Serpro um debate sobre o programa da PPLR, mas infelizmente ou nos é negada a discussão, ou nem resposta temos.
Mobilização no dia 14 de maio. Estamos no mês de campanha salarial!
É inaceitável essa postura da direção do Serpro, em plena Campanha Salarial. Os trabalhadores precisam reagir a mais esta perda. Até agora a empresa, mais uma vez, se fez de desentendida e não respondeu à pauta de reivindicações dos sindicatos não filiados à federação. Vamos organizar um dia de atividades nacionalmente em 14 de Maio. Vamos nos preparar já!
No próximo dia 14/05, vamos fazer uma atividade de mobilização com assembleias informativas em frente às regionais. Faça o seu cartaz exigindo a PPLR 2012, depois cola na sua estação de trabalho! Vamos usar balões etc.
Precisamos eleger uma comissão de PPLR que nos represente!
Não dá para esperar mais, devemos exigir que o debate sobre o programa da PPLR venha para as mãos dos trabalhadores e de seus sindicatos, que até agora foi feito entre os parceiros, empresa e federação. Basta de acumular perdas!
Perdemos com a má gestão no Serpros; perdemos, faz quatro anos, o PPLR; perdemos de ter ganho real, enquanto 95% das categorias tiveram aumento em 2012. Perdemos a promoção por mérito no RARH e a reclassificação no PGCS etc.
SOU SERPRIANO E A FENADADOS NÃO ME REPRESENTA, QUERO MINHA PPLR!