Campanha Salarial SERPRO 2024/2025: Trabalhadores retornam ao trabalho, mas a luta contra a CGPAR 52 continua

Campanha Salarial SERPRO 2024/2025: Trabalhadores retornam ao trabalho, mas a luta contra a CGPAR 52 continua

Após assembleias realizadas em 11 regionais do SERPRO, 9 aceitaram a proposta de conciliação apresentada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), e os trabalhadores retornaram ao trabalho na segunda-feira (09/09). Foram 9 dias de greve com a participação ativa da categoria, resistindo à postura autoritária da empresa.

A Greve Nacional, iniciada em 27 de agosto, contou com a adesão de todas as regionais, com destaque para as participações virtuais que reuniram mais de 800 trabalhadores diariamente. O movimento foi motivado pela falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e pelas retirada de direitos.

Na proposta aceita, foi possível garantir reajuste salarial e de benefícios pelo INPC (3,23%) + 1% de ganho real, além do fim da cláusula que forçava trabalhadores a desistir de ações judiciais para aderir ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). Conseguiu-se também o abono de todos os dias de greve.

Apesar da aceitação, os trabalhadores do SERPRO sabem que devem seguir organizados junto com outras categorias para derrubar a Resolução CGPAR 52, utilizada para a retirada de direitos.

Para mais informações sobre o desfecho da Campanha Salarial do SERPRO e sobre o que consta na proposta de conciliação do TST aprovada, acesse https://sindppd-rs.org.br/campanha-salarial-2024-2025-trabalhadors-do-serpro-voltam-ao-trabalho-a-luta-segue-para-derrubar-a-resolucao-cgpar-52-que-impoe-retirada-de-direitos/