Sindicatos Patronais oferecem somente inflação parcelada para Convenção Coletiva 2016/2017 do Setor Privado

No dia 17/08, o SINDPDSC esteve presente na sede do SEPROSC em Blumenau, reunido com o patronal para negociação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

As negociações iniciaram com o patronal rejeitando as cláusulas 08, 19 e 33 (abono de acompanhamento, acesso de dirigentes sindicais e liberação de diretores) da proposta de pauta apresentada pelo SINDPDSC anteriormente. Depois, ressaltaram que a cláusula de Banco de Horas e os reasjustes salariais deveriam ser discutidas em conjunto e propuseram para a pauta econômica somente o INPC parcelado, tanto para o reajuste dos salários quanto para o reajuste dos pisos salariais e do vale alimentação. Desta forma, os trabalhadores receberiam 5% de reajuste em agosto, 2% em dezembro de 2016 e 2,55% em abril de 2017. Para o Banco de Horas, foi proposto um limite de zeramento de horas acumuladas quando atingissem 120hrs ou no final do quadrimestre, sem entrar em maiores detalhes.

No entendimento do SINDPDSC, a proposta de parcelamento do percentual somente se justificaria para salários superiores à R$ 3.000,00 e, ainda assim, deveria contemplar algum percentual de ganho real, visto que parcelar o reajuste já se manifesta como uma perda para o trabalhador. Quanto ao Banco de Horas, propusemos reduzir o limite de 120hrs para 60hrs, e, no mais, manter o Banco de Horas que havia sido apresentado pelo patronal em ocasião anterior (veja a proposta AQUI), apenas substituindo o termo "subsídios" por "pré-requisitos" nos "subsídios para o processo de negociação entre empresa e seus empregados" e incluindo uma cláusula que permitiria o SINDPDSC manifestar intenção de participar de reunião de Banco de Horas (as empresas teriam de comunicar o interesse em utilizar Banco de Horas com 120 dias de antecedência).

O patronal deciciu que deveria avaliar a necessidade de aprovar em assmebléia as colocações do SINDPDSC, e nova reunião foi marcada para o dia 19/-8 (sexta-feira).