SANTA CATARINA ABRIu MAIS DE 1,5 MIL VAGAS DESDE 2015

Até o final ano passado pelo menos 1.535 postos de trabalho foram gerados pelo setor de TIC, em Santa Catarina. Destes, mais de 600 estão abertos e ao menos 908 devem ser gerados nos próximos meses.(2016) A estimativa vem do mapeamento de TIC para 2015, um levantamento realizado pelo programa Geração TEC, promovido pelo governo catarinense.
De acordo com o portal do Governo de Santa Catarina, o mapeamento contou com a participação de 190 empresas do setor no Estado, no primeiro trimestre.
A maior quantidade de vagas está em Florianópolis (355), logo atrás vem Joinville (313), Blumenau (252),  Rio do Sul (120), Lages (96), Criciúma (91) e Tubarão (81).
Em quatro cidades pesquisadas, a previsão de geração de novas vagas até o final do ano deve representar quase o dobro das oportunidades oferecidas hoje. É o caso de Lages, que prevê 184% mais admissões; Joinville, com acréscimo de 155%; Brusque, 95% e Florianópolis, 77%.
O Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, afirma que “Estas informações ajudarão a montar a grade de cursos do programa, que visa formar profissionais capacitados para atenderem as necessidades das empresas catarinenses.”
Sapiens Parque
Eleita a cidade mais favorável ao empreendedorismo no Brasil, Florianópolis conta hoje com o Sapiens Parque.
Os parques tecnológicos do Brasil, geralmente apoiados pelos Governo Federal, Estadual e Municipal; também pela comunidade local e o setor privado, reúnem universidades e empresas em um único espaço com a finalidade de produzir produtos e serviços inovadores.
Em pleno vapor, o Sapiens Parque tem atualmente 32 unidades comercializadas, o que representa 11% da taxa de ocupação e 150 mil m² de edificações, parte construído e parte em construção. Além disso, mais seis unidades concluindo o processo de licitação e mais dez que devem ser lançadas nos próximos 30 dias, que abrangem centros para empresas de tecnologia, hotel e centro de serviços gerais de apoio às empresas.
Sapiens Parque – Florianópolis (SC)
O Sapiens Parque foi planejado para a implantação em cinco fases distintas, cada uma definida pelo potencial construtivo máximo permitido.
A fase zero, no período de 2011-2013, incluiu a infraestrutura inicial para a implantação, captação e construção de empreendimentos. A fase um, de 2014-2018, corresponde à incorporação, pela iniciativa privada, dos primeiros módulos empresariais no Sapiens Parque.
Os primeiros editais foram lançados em 2010 e garantiram a presença de grandes empresas do setor de tecnologia e inovação como parte do Sapiens.
As fases seguintes serão desenvolvidas ao longo dos próximos 15 anos e preveem um adensamento gradual do espaço, com maior diversificação dos serviços. Ao final desta fase, estima-se que o Sapiens Parque gere 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos.
Data Center
A unidade tem atraído empresas de data center, interessadas em prestar serviços em grande escala, o que deve ocorrer a partir de 2017. De acordo com José Eduardo Fiates, diretor-executivo do Sapiens Parque, a unidade de Santa Catarina pode ajudar empresas de data center a atingir metas de qualidade, à medida que existe a presença de inúmeras empresas no Parque Tecnológico, que podem passar a ser um cliente estratégico para as empresas de data center, que poderão agregar valor e qualidade aos seus serviços, a partir do momento em que interagem com os diversos empreendimentos do Sapiens.
Inovação
De acordo com o diretor-executivo, o Sapiens Parque é único em termos de tamanho, com modelo de inovação no país, porque integra empreendimentos de tecnologia na área de serviços e espaços para pesquisas em universidades, projetos turísticos e de cultura, além de centros de inovação do governo. “O Sapiens Parque foi concebido para promover integração intensa e profunda entre as empresas instaladas para estimular formação de clusters. É um modelo flexível e amplo deinvestimento e de governança, que diminui a dependência de recursos do Estado, apesar de ser sempre fundamental.”
Fruto de uma ação conjunta entre governo do Estado, por meio da Codesc e SC-Par, e da Fundação CERTI, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Sapiens é um indutor de ideias e de desenvolvimento econômico e de sustentabilidade. De uma área total de 3 milhões de m², mais de 2 milhões de m² são de área verde preservada, reunindo o maior espaço de preservação ambiental em um espaço urbano na Grande Florianópolis.
Ao longo de suas cinco fases de implantação, previstas para um horizonte de 20 anos, o Sapiens abrigará polos de empreendimentos inovadores, pesquisa e desenvolvimento, experiências transformadoras, economia do conhecimento, além de eventos culturais, esportivos e uma gama de serviços à comunidade. O parque pretende criar uma nova centralidade à Florianópolis, desenvolvendo o norte da ilha e facilitando a mobilidade urbana.
Fonte:
Datacenter Dynamics