Relato da Audiência no MPT/DF sobre Anistiados

Colegas anistiados,

O Sindppd/RS, o Sindpd/SC, o Sindados/BA e a OLT Serpro/DF acompanharam a audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) realizada em 11/10, em Brasília, para tratar do tema relativo à questão salarial dos anistiados, que até hoje não tiveram reconhecido pelo Serpro o enquadramento salarial. Esse processo se iniciou por meio da própria OLT/DF e depois foi encampado por outras entidades.

Mais uma vez, como pode ser visto na Ata da Audiência (VEJA AQUI), a representação do Serpro, Sr. Marcos Benjamin, omitiu a verdade e desconsiderou todas as reuniões, audiências e compromissos anteriormente assumidos com os colegas anistiados – inclusive chegou a dizer que desconhecia o pleito em relação ao A representação da empresa afirmou, por diversas vezes na audiência, que já estava negociando a questão dos anistiados diretamente com a Fenadados por meio de comissão paritária e mesas específicas. Infelizmente, a representação da Fenadados não informou que essas reuniões que tem feito diretamente com o Serpro não têm tido nenhum encaminhamento concreto para os trabalhadores. Agora é importante que o MPT tome as medidas cabíveis, pois do Serpro não há nada a esperar.

Devemos também analisar nos estados a possibilidade de entrar com ações judiciais frente a essa situação, pois os trâmites podem demorar muito. As ações nos estados podem servir também como mais uma forma de pressão contra a postura autoritária e desrespeitosa que a direção do Serpro vem tendo em relação a este tema do reenquadramento.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI