INSCRIÇÕES DE CHAPAS PARA A OLT DO SERPRO/SC SE INICIAM NESTA SEGUNDA (21/05) E VÃO ATÉ DIA 31/05

Está aberto o processo eleitoral para as eleições da OLT. As inscrições de chapas vão de 21 à 31 de maio. As eleições acontecem no dia 19 de junho e a posse da chapa eleita será no dia 26 de junho.

As chapas da OLT são compostas por 2 titulares e 2 suplentes. Como a OLT se constitui numa representação dos trabalhadores do SERPRO, apenas os empregados sem cargo ou função de confiança podem se inscrever para compor as chapas, evitando assim conflito de interesses. E, para melhor representar os interesses dos trabalhadores, os membros da OLT possuem estabilidade de emprego.

QUAL O PAPEL DA OLT?

A OLT tem o grato dever de representar os interesses dos trabalhadores ajudando a organizar assembleias, reuniões setoriais,publicando notas, boletins, representando junto à empresa as demandas coletivas e individuais. Portanto, é uma representaçãopara ser usada em todos os momentos pelos trabalhadores e em conjunto com nossas outras representações eleitas, como as da CIPA e do sindicato.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA OLT?

A sua importância é fundamental, pois é um contraponto importante à estrutura sindical que ainda predomina no país. Infelizmente, a estrutura sindical que ainda predomina é uma herança do getulismo.

A era getulista foi a responsável por introduzir no país o controle do estado e das empresas nos sindicatos, fazendo com que muitos sindicatos se transformassem em organizações cupulistas afastadas da base e voltadas para a conciliação permanente com os patrões e governos.  Isso não é coisa de um passado distante, e sim algo ainda muito presente, como vemos acontecer com as repetidas jogadas ensaiadas que fazem a direção do SERPRO e a FENADADOS que traem nossas lutas e reivindicações.

A existência de uma OLT no SERPRO é uma importante conquista dos trabalhadores. São raras as empresas no Brasil que possuem uma representação de base dos trabalhadores com importantes garantias legais, como esta do SERPRO, por local de trabalho. Isso não foi um presente e sim produto de nossa luta. Cabe a nós agora prestigiá-la, seja formando uma chapa e propostas para a eleição, e depois das eleições, sempre participando das atividades, apoiando as lutas dos trabalhadores e trazendo propostas para nossa OLT.

SINDPD/SC – www.sindpdsc.org.br